quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CTR São Gonçalo

São Gonçalo está prestes a se tornar um dos primeiros municípios brasileiros a se adequar à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a gestão integrada dos resíduos como obrigação das cidades e prazo de quatro anos para o encerramento dos lixões. Com este objetivo, está em fase de licenciamento a implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR São Gonçalo), no bairro de Anaia Pequeno. A empresa apresenta, hoje, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA Rima) do empreendimento no Clube Tamoio, às 19h. No próximo dia 29, a empresa abre as inscrições para quem quiser trabalhar na obra.

Com a construção em Anaia Pequeno, que dará destinação e tratamento adequados ao lixo, o aterro controlado de Itaoca, que está em recuperação ambiental desde 2004, será desativado. Além de beneficiar aos moradores de Itaoca com a desativação do local, a construção da central de tratamento também levará mudanças positivas para os moradores do Anaia.

Com a chegada da CTR, haverá a revitalização urbana no entorno do empreendimento, com a construção de um viaduto, a reforma e manutenção das vias públicas e praças. A população da região terá prioridade na seleção das vagas de trabalho, assim como, na seleção dos fornecedores. Os projetos sócio-ambientais também já estão sendo realizados, como o programa de educação ambiental para alunos da rede pública.
Outra iniciativa foi a criação do centro de convivência para os moradores da região, com espaço para palestras e reuniões, além de cursos e oficinas gratuitas. O campo de futebol do bairro Anaia Pequeno será reformado nos próximos meses.

Com a obra, os antigos lixões – com a imagem degradante de pessoas em montanhas de lixo a céu aberto – dão lugar a um empreendimento com tecnologia de ponta, que garante a impermeabilização do solo, transforma todo o chorume gerado em água de reuso e o gás metano em energia.

A CTR São Gonçalo é um empreendimento que realiza a gestão integrada dos resíduos, garantindo ao município o fechamento do ciclo do lixo – da origem ao gerenciamento, tratamento e disposição final.


Inscrições para emprego
Os benefícios para São Gonçalo não estão resumidos ao tratamento dos resíduos. Com a implantação da CTR, está prevista a geração de, aproximadamente, 150 empregos diretos na fase de obras e 250 na fase de operação, além dos indiretos, que correspondem a três vagas para cada direta aberta aos fornecedores locais, consultores e prestadores de serviços em geral. Em fase de licenciamento, o CTR São Gonçalo deverá ter a construção iniciada, no próximo ano, e as inscrições para trabalhar na obra começam no próximo dia 29.

A obra será iniciada após as emissões das licenças prévia (LP) e de instalação (LI), que ainda não têm datas definidas de expedição. O que pode-se afirmar é que, de acordo com estudos geotécnicos, o Aterro de Itaoca tem capacidade para receber resíduos somente por mais um ano. O cadastro de empregos será feito na Alameda Cambista, 95, Arsenal. Mais informações pelo telefone 2702-1427.

Fonte: O São Gonçalo (on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário